Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
UMA HISTÓRIA TRAVESSA DOS VENEZIANOS
06/08/2019 18:01 em Novidades

Uma pequeno pedaço de história dos Colonizadores Açorianos,no século XX,aqui em Porto Alegre/RS. Muitas pessoas vão fora até do Brasil para fazer turismo,desconhecendo as belas paisagens que temos por aqui. Vale a pena ver uma simples montagem que fiz em homenagem a este povo humilde e simples.

 

 

Conjunto de 17 bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, a Travessa Venezianos está localizada próxima à periferia sul do bairro Cidade Baixa, entre as ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco.

Em ambos os lados de uma pequena rua estão 15 casas em fita. A construção da parcela com maior antigüidade data do início do século 20. A arquitetura simples, desprovida de elementos arquitetônicos significativos, revela sua forma de ocupação original, popular, destinada a servir de fonte de renda na forma de aluguéis.

A parcela mais atual data aproximadamente de 1930 e adequou-se perfeitamente àquela existente. Trata-se de um espaço urbano típico de muitas de nossas cidades antigas, de estreitas ruas para onde se abrem portas a janelas de casas de pé-direito alto e platibandas.

Até a metade do século 19 e fim da Guerra dos Farrapos, esta região da Cidade Baixa era um subúrbio com aspectos de zona rural, à mercê de constantes enchentes provocadas pelo Arroio Dilúvio. Conhecida também como zona de refúgio de escravos, sua evolução se fez a partir da instalação de uma olaria nas imediações. Cronistas da época citam como aspectos pitorescos o carnaval que movimentava as ruas deste bairro. Entre os blocos mais conhecidos destacava-se o Bloco dos Venezianos.

 

 

 

COMENTÁRIOS